Os Erotes
Erotes (plural de 'eros', "desejo" em grego) - Os erotes foram temas comuns na arte clássica, muitas vezes simbolizando os vários aspectos do amor. Representações incluem erotes individuais como personagens, especialmente os filhos de Ares e Afrodite: Eros ("amor"), Anteros ("amor correspondido"), Himeros ("amor não correspondido" ou "desejo incontrolável") e Pothos ("desejo ardente" ou "saudade"). Os erotes individuais são, por vezes, ligados a aspectos particulares do amor, como o amor não correspondido. Em algumas tradições, os erotes têm uma influência especial sobre o amor homoerótico.
Pothos |
Pothos |
Himeros e Páris |
Eros - Este deus estava associado com o atletismo, com estátuas erguidas em ginásios (locais em que os rapazes faziam exercícios nus), e era muitas vezes considerado como o protetor do amor homossexual entre homens.
Eros |
Anteros - Uma versão conta que Anteros é filho de Ares e Afrodite, nascido para ser companheiro de Eros, que se sentia muito solitário (na gravura abaixo do século XVI, o artista holandês Jacob Matham os representou como amantes). Outra versão, porém, narra que ele nasceu do amor correspondido entre o deus Poseidon e o seu amado Nerites (que mais tarde se tornou o primeiro amor de Afrodite).
Amor correspondido representado por Eros e Anteros por Jacob Matham (1588) |
Um altar foi criado para este deus pelos metecos (plebeus) de Atenas, em memória do amor desdenhado do meteco Timágoras, que foi rejeitado pelo ateniense Meles. Ao ouvir a declaração de amor de Timágoras por ele, o jovem zombeteiramente ordenou-lhe que se atirasse do alto de um rochedo. Vendo Timágoras morto, Meles arrependeu-se e atirou-se da mesma rocha.
Descrevendo a natureza da emoção, Platão afirma que é o resultado do grande amor por outra pessoa. O amante, inspirado pela beleza, está cheio de amor divino e "enche a alma da pessoa amada com o amor em troca". Como resultado, a pessoa amada se apaixona pelo amante, embora o amor só seja falado como amizade . Eles experimentam dor quando estão separados, e alívio quando estão juntos. A imagem espelhada dos sentimentos do amante é Anteros, ou "contra-amor".
Anteros
Nenhum comentário:
Postar um comentário